Seguidores

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Genésio, o pai do Menino-Deus de Marituba

Você muito provavelmente não deve conhecer Genésio Gomes Moura, o Ceará, mas com certeza já viu um dos seus trabalhos se mora ou morou na Região Metropolitana de Belém. É dele a escultura do Menino Deus de Marituba. E foi ele também que esculpiu a Estátua da Liberdade da Belém Importados, duas obras incluídas no post ‘Top 7 Monstrumentos de Belém” e nas duas primeiras enquetes do Bêbado Gonzo.
Genésio, o culpado pelo Menino-Deus de Marituba.
Casado, pai de cinco filhos, sendo que dois seguem a mesma profissão de escultor, o cearense de Fortaleza, de 53 anos, concedeu entrevista ao blog por e-mail e contou detalhes de como foi trabalhar em Mary Table City. E assegura: não é apenas em Belém e Marituba que tem trabalhos. Muitas cidades brasileiras possuem estátuas em tamanho extra large super ultra mega GG feitas por Ceará.
O artista achou o Blog e mandou um comentário desfazendo uma injustiça: a de tê-lo chamado de amador. E então travou-se uma conversa, amistosa, inclusive. Muito simpático e bem humorado, Genésio - que é a cara do Luiz Ayrão - contou que já trabalha há muitos anos como escultor, mas antes tentou jogar futebol, lançando-se à sorte em um de Santarém, o clube São Francisco. Mas, ele mesmo admite a perna-de-pau: ‘futebol não é só querer’.

No comecinho da carreira de escultor, Genésio acompanhou o irmão, que já fazia entalhes em madeiras. Treinava futebol à tarde e pela manhã aprendia o oficio de entalhador. “Fui pegando o gosto pela arte e, como eu era melhor artista que goleiro, tratei de me especializar no que eu sabia”, conta.

“Trabalhei em Fortaleza durante muito tempo para os atravessadores. Até hoje existe isso: são os comerciantes que ganham ate dez vezes mais que o artista em um trabalho em madeira ou rendas. Não sei se você já visitou a cidade, mas se for lá e quiser adquirir algum produto, procure na fonte, vai economizar até 90%”, aconselha o escultor.

Depois, juntou as tralhas e foi pra Londrina, no Paraná. Lá, a primeira encomenda de Genésio foi uma girafa. Daí, não parou mais até fazer a primeira estátua de grande porte ma cidade de Brusque, em Santa Catarina, uma obra de dez metros de altura. Depois foi pela loja de departamentos Havan, ‘A Casa Branca Brasileira’, para fazer adivinha o que? Uma Estátua da Liberdade, claro. Em seguida veio um convite para fazer um Cristo de 33 metros em Balneário Camboriu. Dentre os trabalhos profissionais, ele foi contratado pelo Parque temático Beto Carreiro, onde esculpiu por quatro anos.

Em Curitiba, parece que a Estátua da Liberdade deu certo.
'Ao longo da minha carreira, foram surgindo convites de varias cidades, principalmente, de Minas Gerais, o Estado que moro agora, na cidade de Elói Mendes, onde construímos uma escultura de 41 metros, até agora o maior ‘monstrumento’ do Brasil’, detalha Genésio, mencionando a expressão usada no Blog e mostrando um senso de humor acima da média.

Menino-Deus custaria hoje uns R$ 300 mil.
Todos seus trabalhos de Genésio são feitos a partir das encomendas e com modelos servindo de base para fazer a estátuas maiores, criadas com barras de ferro e arame, telas de viveiros de pássaros, muito cimento, além de técnicas de engenharia para manter tudo de pé. Em Belém, ele fez a Estátua da Liberdade sem um modelo, em apenas dois meses. E deu no que deu. O artista mesmo reconhece: “Nesse pouco tempo de prazo e sem um modelo, fica impossível haver qualidade”.

Sobre o Chuck... ops... sobre o Menino Deus de Marituba, ele afirma que tem 16 metros de altura e foi concluída em 1999. Hoje, somando mão de obra e gasto com material, o bonecão consumiria fácil uns R$ 300 mil, avalia o escultor. Sem contar quanto lhe rendeu, o Genésio garante: quem ganha menos e um percentual muito pequeno do total é o artista. E conta ainda que os possíveis erros na obra são culpa de um auxiliar que, na época, se equivocou nas medições. “O auxiliar pediu demissão e hoje está rico”, brinca o escultor.

'A estátua em si saiu dentro da expectativa. Muitos gostam, outros não...uns precisam criticá-la, senao o blog fica sem graça (risos). Vai do gosto das pessoas. Só detesto quando os hipócritas condenam no sentido religioso, acredito que o Dr. (prefeito de Marituba, Antônio) Armando não teve a intenção de fazê-la para ser adorada, apenas fez', relata Ceará.

Estrutura de 41 metros do Cristo da cidade mineira Elói Mendes: equivalente a um prédio de 13 andares, 'o maior monstrumento do Brasil' também foi feito por Genésio.
Dando pouca bola às críticas, Genésio é mais um brasileiro ganhando o pão de cada dia com o que sabe fazer. É sempre convidado para construir grandes estátuas de santos, mas o que pintar ele esculpe. Atualmente, por exemplo, está produzindo escorregadores de piscinas para crianças com o formato de animais, na AABB, na cidade de Rolim de Moura, em Rondônia.

Saudoso do Pará, ele recorda do Tucunaré recheado e apreciado com a cachaça Ypioca, dos balneários de Mosqueiro e do centro noturno de lazer ‘A Locomotiva’. Pensa em voltar, quem sabe para fazer mais uma estátua gigante, esperançoso de que não hajam tantas críticas e reclamações. Até o momento não houve um convite. Termina o e-mail acreditando em um retorno a essas bandas, na promessa de “tomar umas e comer um pirarucu frito” com este blogueiro.

Será muito bem-vindo e bem recebido o artista, mas devo lhe informar de cara que nas enquetes do Blog o povo escolheu a Estátua da Liberdade como ‘monstrumento’ mais feio de Belém, com 34% dos votos, entre os sete concorrentes. E sobre o que fazer com o Menino Deus de Marituba, 93% dos votantes optaram por explodi-lo. Genésio, pelo menos, nesse caso, a culpa não é minha. A voz do povo é a voz de Deus, afinal.

O escultor talhando a cabeça de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: estátua gigante na cidade do Rei do Futebol.

23 comentários:

Yáskara disse...

Meu Deus, o que foste desenterrar, meu Deus?????
Maravilha, bêbado preferido. Maravilha!!!!!!

Filiblog disse...

No caso da estatua da liberdade em belém, parece uma caricatura da original, por conta de uns traços meio desproporcionais. PArece até proposital.

Já o menino jesus chuck de marituba, talvez a culpa maior nem seja do pobre escultor. A ideia de se fazer uma escultura imensa retratando a infancia de jesus me soa ridícula. dificilmente sairia uma coisa engolível...

Juliana disse...

acho que ele é um daqueles artistas que terá seu talento reconhecido apenas depois de sua morte.
há muito de vanguarda em suas obras...

Carolina disse...

Esse menino Jesus parece um personagem da turma da Mônica, hahahahahaha... Em fim, matou a curiosidade sobre o autor dessas "maravilhas" de Belém. Mas e o Canguru da Radiolux?? Quem teve essa idéia "brilhante"?

Anônimo disse...

Isso é que chamo de entrevista exclusiva =)


Yza.

Anônimo disse...

Essa entrevista foi o furo do ano em Belém. Como ninguém pensou em entrevistar o Genésio antes ,meu Deus?
Pelo senso de humor, cabelo bem cortado e barba perfeita, ele lembra o Bosco. Será que têm agum parentesco?

Rita Soares

irna cavalcante disse...

Concordo com a Rita. Guardada as devidas proporções, acho que ele lembra o Bosco. Muito boa a entrevista, bom senso de humor do Genésio, uma figura aliás, mas no quesito senso estético ainda fica a desejar...rs

Abraços

Anderson Araújo disse...

Ah, pessoal, o Genésio é gente fina.

E tem muitas estátuas bacanas. Belém é que tem azar mesmo. Ele deixou as mais palhas por aqui.
hahahahahahaaha.

Leo Aquino disse...

Sósia, porque não publicas essa entrevista no jornal???? Excelente!!!!

Anderson Araújo disse...

porque acho que metade das expressões que usei seriam limadas. O texto ia ficar como todos que tem saido no jornal. Fora que o jornal não se interessa por essas coisas que eu escrevo por aqui. Aliás, acho que o jornal nem sabe dessas coisas que eu escrevo por aqui. Em relação a textos mais pessoais, preferem publicar os textos do Denis Cavalcante, que eu acho também de melhor qualidade. Só o creme na manteiga as crônicas dele. Já leste?

Tereza Jardim disse...

Legal conhecer um pouco mais do Genésio, gente trabalhadora do nosso Brasil.

Mas cara, desculpaí, o "Menino Jesus" de Marituba é feio paca...

Anônimo disse...

Anderson adoreiiiiiii a entrevista.
Poxa o Genésio é o cara.... Independente do menino deus de Marituba.

Abraços

Aline Brelaz

genesio(ceara) disse...

pessoal,obrigado aí pela importancia à mim atribuída.
só o tempo q vcs dedicaram a comentar e os elogios,já é comovente(sem ironia).
na proxima escultura que eu for fazer em belem,marituba(sim...pq o menino cresce,kkk)ou ananideua, vcs estAõ todos convidados para me auxiliarem, prar garantir n haver erro de proporção.
um bj prá mulheres e um aperto de mão pra macharada,kkkkkk

Dulcivania Freitas disse...

realmente, é o furo do ano em Belém. parabens!

Mas que Deus me livre e me guarde de alguem daqui (Macapá) da tropa de choque do Sarney ver este post e ter a idéia de....nao quero nem pensar, muito menos escrever.

Dani FAdul disse...

putz..imagina uma estátua gigante do Sarney em Macapá?!?!??!huahauahuahauahau

Nega disse...

hahahaha uma estátua do sarney em macapá rolava, aliás, vamo mandar o menino jesus de marituba pra lá também, porque puta que pariu, ólha que eu já vi cidade pra agregar coisa ruim, mas aquela alí...

P.s.: Não compare a estátua ao chuck, pobre chuck!


P.s.:Nada pessoal aos amapaenses hein.

ivy disse...

A bochecha do menino Jesus é o que não salva, mas amei a entrevista. Parabéns pelo blog.

gisele disse...

Adorei a entrevista,gostosa de ser lida, mas o que o povo aqui de Marituba conta, é que esse menino Deus é o ex-prefeito Antonio Armando, quando era criança.
E como a voz do povo é a voz de Deus,e como o menino é filho do altíssimo, eu acredito!hahahahaha

Anônimo disse...

sim ,bom, que tenho a dizer!é um previlégio ser um auxiliar dele, o résto é só, adimirar.....

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO SEU DOM. GOSTARIA QUE VC ENTRASSE EM CONTATO COM A PREFEITURA DE MINHA CIDADE.ESPÍRITO
SANTO DO DOURADO- MINAS GERAIS- PREFEITO ADALTO LUIZ LEAL TELEFONE PARA CONTATO. 35-3454-1000
E- MAIL DA PREFEITURA:
PREFEITURADAPRAIA@YAHOO.COM.BR

Anônimo disse...

Conheçam mais das obras desse grande artista...ele é o cara!

Anônimo disse...

E Verdadeiramente ele sabe fazer ,Parabéns grande artista!

Anônimo disse...

Entao,grande escultor mesmo,gostaria de parabenizar,grandes obras,verdaderamente um grande ARTISTA!